Condenado a 12 anos, irmão da ex-primeira-dama foge do Peru e pode estar no Brasil

Ilán Heredia, ex-tesoureiro do partido do cunhado Ollanta Humala, subornado pela Odebrecht e financiado pela ditadura venezuelana.

Após o asilo de Lula à corrupta condenada, o Brasil pode virar destino de foragidos por crimes de corrupção

RedaçãoRedação

Ilán Heredia, irmão da ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, também condenado por corrupção a uma pena de 12 anos de cadeia, já é considerado foragido da Justiça, de acordo com a imprensa peruana. A suspeita é que, como a irmã, ele também tenha fugido para  o Brasil, novo destino de condenados por corrupção desde  o asilo concedido por Lula a Nadine, a quem mandou buscar em um jato da Força Aérea Brasileira (FAB)..

O irmão de Nadine foi condenado por integrar a quadrilha que, instalada  no governo peruano, recebeu suborno da empreiteira brasileira Odebrecht, que mudou de nome para Novonor após o escândalo descoberto pela Operação Lava Jato mudou, e também dinheiro sujo da ditadura da Venezuela. A ex-primeira-dama foi condenada por lavagem de dinheiro, aplicando o dinheiro sujo no total de US$3 milhões (quase R$18 milhões) na compra de imóveis.

O dinheiro sujo  enviado pelo ditador Nicolás Maduro teria sido destinado a financiar a campanha eleitoral do ex-presidente Ollanta Humala, amigo de Lula e já preso para cumprir pena de prisão de 15 anos. O fugitivo Ilán Heredia, irmão de Nadine, era tesoureiro do Partido Nacionalista Peruano (PNP), de esquerda.

O Terceiro Juizado Nacional Colegiado Penal ordenou a execução provisória da pena, mas Ilán fugiu  antes da leitura da pena, assim como sua irmã, que seguiu para  a embaixada do Brasil como estava combinado com o governo Lula.

Da mesma forma, o irmão de Nadine Herida foi condenado a pagar S/ 5.657,50 ao tesouro público, como parte de uma multa de 730 dias.

Receba Informações na Palma da Sua Mão