O Projeto de Lei nº 23, denominado Lucas Henrique Ramos Farias, que trata da criação de um protocolo “de combate à discriminação”, durante competições esportivas, realizadas em Três Lagoas, foi aprovado na Sessão Ordinária desta terça-feira (25).
Este é o primeiro Projeto do vereador Professor Pedrinho Júnior PSB), eleito nas últimas eleições, institui a criação de protocolo “de combate à discriminação” a ser aplicado em jogos realizados em estádios e arenas desportivas do município, em caso de suspeita de racismo, injúria racial, homofobia ou qualquer outra forma de discriminação.
“A proposta leva o nome de um menino negro da cidade, atualmente, com 13 anos, que durante uma partida de futsal – em setembro de 2023, quando atuava como jogador- foi chamado de ‘macaco’, por pessoas que participavam e acompanhavam a disputa. Entre as medidas previstas pelo protocolo estão interrupção das partidas e até mesmo a exclusão do time de campeonatos” disse Pedrinho Júnior.
“A propositura deste projeto de lei é para que o Lucas seja um símbolo da representatividade dos jovens negros, das crianças negras, dos desportistas negros, para que se sintam representados, por este jovem que, infelizmente, passou por um lamentável episódio. É só mais uma etapa da luta que teremos por equidade, que é diferente de igualdade” ressaltou o parlamentar.
Professor Pedrinho Júnior declarou que, “Como o vereador mais jovem, talvez o vereador negro mais jovem, da história do Legislativo, e membro da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara, se sentiu muito honrado por ter aprovado um primeiro projeto de lei, com uma importância tão grande”