A Prefeitura de Três Lagoas, em nome do prefeito Cassiano Maia, decreta luto oficial, por meio do decreto nº 1096/2025, na sexta-feira (14), e expressa suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos, reafirmando seu compromisso na luta contra qualquer forma de violência contra a mulher.
Vanessa Ricarte, de 42 anos, natural de Três Lagoas, era jornalista e residia em Campo Grande. Atuava como servidora pública no Ministério Público do Trabalho (MPT-MS). Filha de Maria Madalena da Glória Ricarte e Agmar Jacinto Ricarte, seus pais ainda vivem em Três Lagoas.
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Vanessa era uma profissional dedicada e respeitada, tendo trabalhado em diversos veículos de comunicação do estado.
“Com um texto impecável e ideias sempre inovadoras, Vanessa estava constantemente envolvida em novos projetos. Sua vitalidade era admirável”, destacou a Federação Nacional dos Jornalistas.
Vanessa foi vítima de feminicídio na quarta-feira, 12 de fevereiro. Sua morte representa uma perda irreparável, não apenas pelo seu valor como pessoa e profissional, mas também pela sua luta incansável pelo fim da violência contra a mulher.