A SED (Secretaria de Estado de Educação) divulgou no DOE (Diário Oficial Eletrônico) n. 11.734, desta segunda-feira (03), o Edital n. 3/SED/2025, referente a abertura das inscrições do Processo Seletivo Simplificado para cadastro de profissionais para atuarem, em caráter temporário, no curso AJA/MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso Do Sul) – etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio, na modalidade presencial, operacionalizados na REE (Rede Estadual de Ensino), envolvendo as funções de Coordenador de Projeto e Assessor de Projeto.
Poderão participar do cadastramento os profissionais com escolaridade em nível superior, habilitados em cursos de Licenciatura, com diploma ou comprovante de colação de grau, reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), em conformidade com as atribuições profissionais exigidas pelo curso ofertado pela SED/MS.
A contratação temporária terá por objeto a realização de trabalho presencial nas unidades de ensino da REE. A relação de municípios, unidades escolares e cursos ofertados, vinculados à Secretaria de Estado de Educação, encontra-se no anexo I deste Edital.
A relação de profissionais cadastrados, por município e por opção de atividade, será publicada no Diário Oficial do Estado, a partir do dia 11 de fevereiro de 2025.
Fases
O Processo Seletivo será constituído das seguintes fases:
- Cadastro dos Candidatos no site http://www.portaldoprofessor.ms.gov.br/. Nesta etapa, dentre outras informações, o candidato fará opção pelo município que tenha interesse em concorrer à vaga;
- O candidato deverá observar a publicação na unidade escolar em que optou por concorrer à vaga para o agendamento da análise curricular e entrevista pré-estruturada;
- Análise Curricular pela Direção Colegiada;
- Entrevista pré-estruturada realizada pela unidade escolar escolhida pelo candidato. (Anexo III);
- Divulgação do resultado da entrevista pela unidade escolar em que o candidato participou. O candidato será avaliado como apto ou não apto.
- A publicação de todas as etapas do Processo Seletivo ocorrerá, internamente, na unidade escolar em que o candidato optou no momento do cadastro no site.
O cadastro não assegura a convocação do profissional, o qual deve observar o contido no item 5 deste Edital. Compete à Comesp (Coordenadoria de Modalidades Específicas), subordinada à Supre (Superintendência de Modalidades e Programas Educacionais), a gestão do Curso – AJA/MS Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul em todas as suas dimensões políticas, estruturais e pedagógicas.
Inscrições
O Formulário de Inscrição já está disponível, desde as 07h desta segunda-feira (03), até às 23h59min do dia 7 de fevereiro de 2025, devendo o interessado acessar o site http://www.portaldoprofessor.ms.gov. br/, e seguir as instruções que constarão da tela para realizar a inscrição, a qual ocorrerá exclusivamente pela internet.
No ato da inscrição, os interessados deverão inserir no sistema todos os documentos comprobatórios da habilitação, dos títulos e da experiência profissional para fins de análise curricular, que deverá ser realizada antes da contratação.
Concluído o preenchimento, o interessado deverá clicar no botão SALVAR para finalizar a inscrição. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas estabelecidas no Edital, às quais não poderá alegar desconhecimento. As declarações e informações prestadas no processo de inscrição são de responsabilidade exclusiva do candidato.
O preenchimento do formulário ocorrerá, exclusivamente, pela internet, devendo o interessado prestar, obrigatoriamente, todas as informações cadastrais e funcionais solicitadas. As condições para inscrição, impedimentos, bem como seleção, constam no edital.
A validade do Cadastro encerrar-se-á no dia 31 de dezembro de 2025, podendo ser prorrogado por igual período. Dentro do prazo de vigência do Cadastro, os profissionais cadastrados poderão ser convocados para preenchimento de vagas remanescentes ou novas vagas, de acordo com a demanda dos cursos, devendo, nesse caso, ser observado o contido no item 5 do Edital.