Imagem: Sinproconhecer
A celebração anual do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em 03 de dezembro, foi proclamada em 1992, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Este dia, pretende mobilizar apoio para questões críticas relacionadas com a inclusão de pessoas com deficiência, promover a sensibilização sobre questões de deficiência e chamar a atenção para os benefícios de uma sociedade inclusiva e acessível para todos.
De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência.
O Decreto Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.
As deficiências são classificadas em:
- Deficiência física;
- Deficiência visual;
- Deficiência auditiva;
- Deficiência intelectual;
- Deficiência múltipla.
Origem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Esta data foi criada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 14 de outubro de 1992. Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982.
No Brasil, existe ainda o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, oficializado pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
Com informações: Calendarr