A norte-americana Jordan Brielle, de 32 anos, fumava cigarros desde a adolescência, mas em 2021 decidiu mudar para o vape. Não demorou muito e ela ficou viciada no dispositivo.
O vício resultou em um colapso pulmonar que a deixou em coma por 11 dias.
Moradora de Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos, Jordan chegava a gastar o equivalente a R$ 2.772 por semana com cigarros eletrônicos.
Em novembro do ano passado, ela começou a perceber problemas em seu sistema respiratório, mas continuava a usar o vape. Apesar das idas frequentes ao hospital, não conseguiu abandonar o vício.
Pulmões gravemente danificados pelo uso excessivo de vape – Com o tempo, os sintomas pioraram, o corpo dela começou a inchar dos tornozelos até os joelhos, a pele começou a ficar cinza e ficava desorientada. Segundo suas palavras “Cada passo doía. Ninguém conseguia descobrir o que estava acontecendo. Sentia como se estivesse morrendo.”
Jordan também sofreu uma lesão cerebral leve devido à falta de oxigênio. “Os médicos salvaram minha vida. Disseram que, se tivesse esperado mais, provavelmente não estaria aqui. Desde então, nunca mais toquei em um vape.”
Agora, Jordan busca conscientizar outras pessoas sobre os perigos do vape e incentiva que larguem o cigarro e os dispositivos o quanto antes.
Com informações: Metrópoles