Imagem: blogdomariomagalhaes
Morreu na madrugada desta segunda-feira (12), aos 96 anos, o ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal Antônio Delfim Netto.
Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de complicações do seu estado de saúde. Deixa filha e neto.
Delfim foi ministro do regime militar nos governos dos generais Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici e João Baptista Figueiredo e deputado federal, mas também um dos principais conselheiros de presidentes petistas e de empresários.
Intelectual de alta patente, conseguia se comunicar em qualquer ambiente, cuidava dos argumentos para garantir a civilidade, mas sempre encontrou formas sutis de entrever suas críticas. Mesmo que não concordava com suas ideias, sempre lhe dava ouvidos.
“A historia dele se confunde com a história do país, visto sua participação ímpar em mais de 60 anos no cenário político, sem nunca ter adversários, ou seja, ele conseguia transitar em todas as áreas com muito sucesso” disse o cientista político Fernando Schüler.
Sua escalada ao poder começou no governo de Costa e Silva. Quando se preparava para assumir a Presidência, o general promoveu uma série de seminários em um apartamento de Copacabana para ouvir possíveis integrantes de seu futuro governo.
O professor da USP, Delfim Netto, estava entre os escolhidos.
Com informações: O Dia