O 13º Batalhão de Polícia Militar, apresentou nesta quinta-feira (27), os dados estatísticos, através da ferramenta SIGO, relativos aos crimes contra o patrimônio (furto e roubo), que ocorreram nos últimos 2 (dois) anos na cidade de Paranaíba.
Os dados constam no comparativo 2022 e 2024, no período de 1º de janeiro a 31 de maio de cada ano, que registram uma queda significativa e relevante no quantitativo dos crimes contra o patrimônio no município.
De acordo com dados, os índices diminuíram tanto nos casos de furto, quando ocorre a subtração de algo alheio sem usar de violência, quanto nos casos de roubo, quando a subtração se dá por meio de violência ou grave ameaça.
Os furtos registrados nesse ano de 2024, até o dia 31 de maio, somaram 163 no total, o que equivale a um índice de redução de 52%, aproximadamente, em relação ao quantitativo do ano de 2022, quando houve 339 furtos.
Já nos casos de roubos, de 1º de janeiro a 31 de maio de 2024, somaram 5 no total, o que equivale a um índice de redução de 54%, aproximadamente, em relação ao quantitativo do ano de 2022, quanto tiveram 11 roubos.
No gráfico abaixo é possível observar a evolução da redução dos índices criminais (quantidade), de furto na cidade de Paranaíba nos últimos 11 anos, considerando o período de 1° de janeiro a 31 de maio de cada ano:
Segundo informações, estes resultados da redução dos índices criminais se deve a integração existente entre as Forças de Segurança Públicas locais, Polícia Militar e Polícia Civil, contando com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário
Importante lembrar da atuação conjunta com as outras forças públicas presentes no município, como a Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Agentes Municipais de Trânsito e Unidade Regional de Perícia e Identificação.
“Costumo dizer que a engrenagem do sistema público tem que rodar bem, tem que funcionar, em perfeita sintonia entre todos os órgãos envolvidos, para que possamos obter os melhores resultados que buscam o estabelecimento da ordem e da paz social para a nossa população, que tanto necessita. A palavra chave é integração! Reuniões e diálogos são imprescindíveis para o planejamento de ações. Aproveito para parabenizar a nossa tropa do 13° BPM, pela dedicação, empenho e responsabilidade pelos resultados alcançados, através das abordagens, prisões e apreensões realizadas. Parabenizo também, na pessoa do Dr. Lúcio Fátima da Silva Barros, Delegado Regional, todos os integrantes da Polícia Civil que realizam a atividade de investigação criminal no município” disse o Tenente Coronel Paulo Ribeiro dos Santos”, que completa neste mês de junho, dois anos de gestão na frente do Batalhão.
Tenente-coronel Paulo, Prefeito Maycol Queiroz, Psicóloga Paula Neres e Neeia, diretora do Conselho Interativo de Segurança, em evento no último dia 21
“Em junho de 2022, quando assumimos o Comando do 13° BPM, no segundo semestre já houve redução de 22% nos crimes de furtos, comparado com o primeiro semestre daquele ano. Agora, em 2024, a Polícia Militar intensificou ainda mais o policiamento ostensivo em locais com maior incidência de crimes, em locais vulneráveis como os acessos à cidade e locais apontados pelos cidadãos, e continuará atuando de forma enérgica, estratégica e inteligente, para continuar proporcionando um ambiente mais seguro e tranquilo para a nossa população” finalizou o comandante.
Com informações: Página oficial da Policia Militar de MS