O município da região Costa Leste é uma das cidades do Estado que mais realizou edições da metodologia oferecida pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul
Para auxiliar quem já empreende ou deseja ingressar no mundo dos negócios a desenvolver habilidades empreendedoras e garantir o sucesso da empresa a partir de uma boa gestão, o curso Empretec tem sido uma das principais soluções do Sebrae/MS executada em Brasilândia, em parceria com a Prefeitura Municipal.
Desde 2022, 13 edições da metodologia foram concluídas no município, capacitando mais de 270 pessoas, o que coloca a cidade como um dos territórios que mais promoveu o curso em Mato Grosso do Sul e se destacou em âmbito nacional, por ter sediado o primeiro Empretec Indígena do Brasil em abril deste ano, na Aldeia Ofaié, com a participação de 30 mulheres artesãs.
Muito dessa atuação foi intensificada no município, a partir de 2023, quando Brasilândia aderiu pela segunda vez ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae, com a realização de ações para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.
Prefeito de Brasilândia, Antônio de Pádua Thiago, e lideranças locais marcaram presença no evento de fomento ao empreendedorismo
Com a proposta de celebrar esse trabalho e integrar os empreendedores locais, na noite dessa terça-feira (25), foi realizado com um encontro entre as pessoas que já participaram do Empretec, nos últimos dois anos. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Márcio Ohashi, o “Encontro de Empretecos” veio para promover o networking entre os participantes.
“A prefeitura de Brasilândia e o Sebrae vêm há algum tempo subsidiando algumas turmas do Empretec, tanto na modalidade urbana, quanto na rural. Então, este reencontro foi uma maneira de reunir os participantes destas turmas para que eles pudessem relembrar as características e os comportamentos empreendedores, além de dividirem as experiências que adquiriram, já que o conhecimento de um pode ajudar o outro a crecer”, explicou Ohashi.
De acordo com o prefeito de Brasilândia, Antônio de Pádua Thiago, reunir os participantes é uma forma de fomentar, ainda mais, o empreendedorismo e relembrar a história de sucesso do curso no município. “Em 2006, iniciamos aqui com a primeira turma do Empretec e, desde então, não paramos mais. São quase 20 anos de realização da metodologia em Brasilândia e fico feliz em ver o quanto que já evoluímos, além de ser muito bom rever os amigos”, destacou.
Na mesma data, o evento também proporcionou uma palestra com o empresário e consultor Daniel Real, facilitador líder do Seminário Empretec no Brasil e International Master Trainer (IMT) da metodologia junto à Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Comércio e Desenvolvimento, desde 2012. “Dizem que se parar o sangue esfria e o empreendedor não para!”, reforçou o palestrante.
O Empretec trata-se de uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é aplicada no Brasil pelo Sebrae há mais de 30 anos. Ao todo, são 60 horas/aula de curso imersivo que trazem atividades práticas voltadas a trabalhar as habilidades necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso. Esse apoio proporciona para quem participa da metodologia uma experiência enriquecedora, capaz de gerar transformação, como aconteceu com Maria Carolina Lima, representante da empresa Sônia Quitutes.