A família de João Paulo do Prado Moura, de 9 anos, com Distrofia Muscular de Duchene, está realizando uma rifa em prol do tratamento do menino. Ele precisa passar por uma consulta em São Paulo, única cidade com especialista na doença que possui.
Também conhecida como síndrome de Duchenne, a Distrofia Muscular de Duchene é uma doença neuromuscular genética, que se caracteriza como um distúrbio degenerativo progressivo e irreversível no tecido muscular, em especial a musculatura esquelética, que recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos. A doença também afeta a musculatura cardíaca e o sistema nervoso, causando fraqueza muscular que piora progressivamente, podendo afetar não só os movimentos voluntários do corpo, como também os involuntários – as batidas do coração e a respiração, por exemplo.
Segundo a mãe, Roseli Prado, todos os tratamentos possíveis em Campo Grande ele faz, porém, aqui não há um especialista específico da doença. Ela explica que a doença tem avançado um mais rápido do que deveria.
“Em São Paulo tem uma médica especialista e referência no país, com quem ele faz acompanhamento. Ela está pleiteando uma vaga para ele no Hospital das Clínicas. Então, ele precisa ir para São Paulo para fazer consultas, para que ela faça ajuste de medicações e passe novas condutas que sejam necessárias. Ela direciona quais ações devem ser feitas aqui em Campo Grande em relação ao tratamento dele”, explica.
Alegre e cheio de vontade de viver, João deverá passar pela especialista e possíveis tratamentos, caso seja necessário. Para arcar com o tratamento, a mãe resolveu realizar uma rifa para custear a ida à São Paulo. “Temos que arcar com tudo, passagem, hospedagem, transporte, alimentação, o que é um valor muito alto”, informa.
A rifa tem o valor de R$ 10 e sorteia uma bicicleta Caloi Explorer Aro 20. O sorteio deverá ocorrer nesta quinta-feira (15) pelo Instagram do João Paulo (@juntospelojp).
“Essa doença aos poucos está tirando a alegria dele. Ele é só uma criança que poderia estar correndo, pulando, curtindo a vida. Não que ele não curta, mas infelizmente ele tem algumas limitações”, desabafa Roseli.
Quem quiser adquirir a rifa deve entrar em contato pelo número (67) 99926-2533 (falar com Roseli). Doações também podem ser feitas pelo Pix E-mail: pradorose78@gmail.com.
Com informações: Topmidianews