A empresa de capital chinês CTG Brasil, operadora das usinas hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá, no Rio Paraná, na divisa entre os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, irá soltar neste mês de fevereiro um total de 1 milhão de peixes nas águas do rio onde gera energia.
As espécies, conforme informou a empresa que opera as hidrelétricas, são curimbatá, pacu-guaçu e piapara. A soltura ocorrerá no reservatório das duas usinas.
Os peixes serão soltos em diferentes datas ao longo do mês, ainda conforme a CTG Brasil. Os pontos de liberação são a foz do Rio Sucuriú, São José dos Dourados, a Vila dos Operadores, além dos municípios paulistas de Santa Clara D’Oeste e Santa Albertina.
“Com essa ação de fevereiro, vamos alcançar o total de 2,1 milhões de peixes soltos na bacia do rio Paraná que estão programadas para o ano de 2024. As solturas anteriores foram realizadas entre novembro e dezembro de 2023, mas já contemplavam o calendário deste ano”, explica o especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil, Norberto Castro Vianna.
A CTG do Brasil também informou que as solturas fazem parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna.
Com informações: Correio do Estado