Boleto gerado no agendamento para emissão do novo RG, a CIN (Carteira de Identidade Nacional) em Mato Grosso do Sul tem confundido alguns sul-mato-grossenses, porém, segundo a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) nenhum valor é cobrado do cidadão. Ou seja, a emissão do novo documento é totalmente gratuita.
Mesmo que um boleto seja gerado, não é necessário o pagamento desse documento já que é tudo de graça. O boleto gerado é apenas protocolar (ENTÃO, QUAL O MOTIVO DE GERAR BOLETO?). Além disso, a CIN é um documento novo e não uma segunda via do RG atual.
Também não é preciso ter pressa ou desespero, caso não consiga agendar para fazer a CIN. O RG atual permanece válido até 2032 e só precisa ser substituído em caso de vencimento, roubo ou extravio.
Novo RG – O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar e a partir de agora serão integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.
Vale lembrar que a CIN segue sendo impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul, mas há expectativa que a partir de 2024 seja impressa em cartão.
Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.
Como tirar o novo RG?
- Primeiro acesse o site da emissão na Sejusp. Basta clicar aqui – Por conta do volume de acessos, o site pode apresentar instabilidade.
- Depois, clique em 1ª ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento) – novamente, aqui trata-se apenas detalhes protocolares que ainda não interferem na emissão.
- Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você – geralmente separado por municípios.
- Escolha o dia e horário disponível que melhor se encaixe para você.
- Por fim, preencha os campos com as informações pedidas e digite o código de segurança
Uma confirmação de agendamento será enviada para o email. No dia agendado, o morador precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.
Versões física e digital – A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.
Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.
Com informações: Midiamax