Nesta quinta-feira (30), 313 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul vão eleger seus novos ou reeleger os atuais diretores e diretores adjuntos, que atuarão ao longo de quatro anos. Ao todo, são 769 candidatos, entre inscritos individuais (158) e chapas concorrentes (344), distribuídos nos 79 municípios do estado. A votação acontecerá na própria unidade escolar, das 8h às 21h.
A campanha eleitoral encerrou nesta quarta-feira (29), conforme o cronograma estabelecido pela SED (Secretaria Estadual de Educação). É importante ressaltar que qualquer descumprimento do prazo estipulado ou das regras para a campanha poderá levar à nulidade da inscrição e à retirada do candidato ou chapa do processo eleitoral. As denúncias serão analisadas pela Comissão Escolar.
Votação – A votação será organizada e supervisionada pela Comissão Escolar e acontecerá de forma contínua, sem interrupções nas atividades escolares regulares. Todos os membros da comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis, alunos, professores, coordenadores e administrativos, estão habilitados a exercer seu direito de voto.
A dinâmica do processo eleitoral segue a distribuição proporcional de votos entre os diversos segmentos da comunidade escolar. Os servidores efetivos, incluindo professores, especialistas de educação e servidores administrativos em exercício na unidade escolar, representam 50% do peso total dos votos.
Entretanto, aqueles em licença sindical ou que tenham desfrutado de licença superior a 90 dias nos 180 dias anteriores à eleição estão excluídos, com uma ressalva para a licença gestante.
Estudantes matriculados a partir do 8º ano e pais ou representantes legais têm, respectivamente, 25% cada um na composição do resultado final. Cabe ressaltar que, no caso dos pais ou representantes legais, apenas um deles exercerá o direito de voto, independentemente do número de filhos matriculados na escola.
É importante destacar que o processo eleitoral para diretores ocorre em 90% das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. São dispensadas da realização das eleições as unidades confessionais; as que ofertam, exclusivamente, educação para as pessoas privadas de liberdade; escolas cívico-militares; indígenas e o Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas; centros de educação infantil; centros estaduais de educação de jovens e adultos; e os Centros de Formação de Docentes; e Centro de Apoio Educacional da SED.
Apuração – Após o encerramento da votação, às 21h (horário de MS), as urnas serão abertas na presença dos candidatos e fiscais, os votos serão contados, e os resultados serão inseridos no SAE (Sistema de Apuração de Eleições). O sistema calculará automaticamente a proporcionalidade para determinar o resultado final.
Com informações: Campograndenews