Empreendedores inovam em negócios além de chocolates para lucrar na Páscoa

Comércio de Mato Grosso do Sul gera oportunidade em diferentes setores na Páscoa

Artesanato, gastronomia e áreas decorativas podem aumentar o faturamento com datas comemorativas

Por Mariana Azevedo

Os ovos de chocolate são um símbolo universal da Páscoa em seus mais diversos tipos, desde o simples aos mais ‘gourmetizados’, mas essa criatividade na produção pode alcançar diferentes segmentos do comércio na celebração dessa data. De acordo com a pesquisa recente do Sebrae/MS com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), a Páscoa em 2025 deve movimentar cerca de R$ 396 milhões na economia de Mato Grosso do Sul e o estudo destaca negócios que irão lucrar além dos chocolates no período.

A organização, confecção de produtos de qualidade e personalização do atendimento devem nortear os preparativos para encantar os clientes em clima pascal, seja através da adoção de ofertas ou pela disponibilidade de serviços alternativos. No caso da decoração, imagens de santos, esculturas de anjos e outros itens chamam a atenção dos consumidores e há 35 anos, a empreendedora e artesã Jane Arguello, de Campo Grande, sabe bem que as saídas sempre vêm com toque especial do cliente.

Jane Arguello é referência em artesanato no estado e já expôs em vários eventos do Sebrae/MS

“Nessa época, tudo é super personalizado e exclusivo com nomes e desenhos que o cliente pede para dar de presente ou se presentear. As expectativas para esse ano estão melhores porque tenho mais opções de presente, os anjos de decoração e espírito santos de porta são os que mais saem”, expõe a artesã, que também é presidente do Sindicato do Artesão do Mato Grosso do Sul e parceira de inúmeras ações do Sebrae/MS.

Desde o início de abril, coelhinhos e ovos coloridos já marcam presença embelezando os ambientes, assim como outros itens tradicionais pela espera do feriado. Devido à tradição religiosa, a Páscoa é uma data importante para encontros com a família e amigos, que é marcada pelo almoço de domingo. Decorações de mesa, onde as pessoas se reúnem são o carro chefe da empresa de decorações Kochi Presentes, que foca na diversidade de cores e tendências de cada ano.

Kochi Decorações usa de cores e tendências para inovar em cada coleção de Páscoa

Segundo a gerente da loja, Rosimary Kochi, a empresa se adapta e atende as principais demandas de decorações ao gosto do cliente, principalmente em eventos ou datas comemorativas em que o preço também influencia na hora da compra. “Procuramos sempre expor bons produtos com várias combinações de cores. Uma demanda que vem aumentando é a do setor corporativo, em que as empresas vêm buscando esses itens para decorar escolas, lojas de roupa infantil”, comenta.

Além da decoração, a alimentação é o principal recheio de quem se senta à mesa para compartilhar momentos de fé e união em família. Eliberto Abrão Saidi, proprietário da Beto Peixaria, conta que a estratégia para aumentar as vendas é chamar a atenção dos clientes na Semana Santa pela praticidade dos produtos e construir um relacionamento durante o ano inteiro, já que segundo o peixeiro, o campo-grandense está consumindo mais a proteína.

 Beto Peixaria atende clientes de todo estado com variedades de peixes

“Eu atuo na área há mais ou menos 25 anos e os peixes que mais vendem no ano são os peixes regionais, que no meu caso é o pacu, pintado e a tilápia. O cliente da Páscoa chega na Semana Santa e gosta de peixe mais prático; ele sai para comprar um peixinho e já leva uma costelinha de pacu, o filézinho da tilápia, do pintado, que são os de rápido preparo, ou um peixe inteiro sem espinha”.

Orientações do Sebrae

O analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, afirma que para o empreendedor que pretende vender mais no feriado de Páscoa ou qualquer outro feriado, é importante se antecipar. “É preciso entender o público que o empreendedor atua, de que forma ele pode usar essa conexão com a temática da Páscoa para poder realizar alguma ação e demonstrar um pouquinho da identidade da empresa”.

Também, aproveitar a temática da Páscoa e trazer uma experiência criativa para divulgação alinhado aos valores da empresa é um diferencial. “Como a gente pode fazer isso? Se inspirando no momento de união em família e numa série de situações que promovem a festividade da celebração. O momento da Páscoa é de recomeço, ressignificação, então dá para utilizar desse significado para oferecer produtos, que expressem essa renovação”, finaliza o analista.

Para mais informações sobre as oportunidades do Sebrae, entre em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Receba Informações na Palma da Sua Mão