VÍDEO: Inaugurado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o 1º Centro TEA da América Latina

Nesta quarta-feira (02), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi inaugurado na capital de São Paulo, o primeiro Centro TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) da América Latina.

Com capacidade para 20 mil atendimentos por mês, o espaço com investimentos de R$ 119 milhões, é o primeiro da América Latina e foi inaugurado pelo prefeito Ricardo Nunes.

“Nesta data tão importante, estamos colocando à disposição da população este local para promoção do desenvolvimento, da inclusão social e da autonomia das pessoas com TEA e suas famílias. Até 2028, queremos entregar mais três Centros TEA” disse o prefeito.

Imagem: Brasildefato

O Centro TEA conta com piscina coberta e aquecida, quadra de esportes, oficinas de música, dança, jardim sensorial e playground. teatro, pintura, uma casa mobiliada onde pessoas com autismo poderão desenvolver habilidades de autocuidado. Também dispõe de teatro com dois camarins acessíveis, cabines de som, luz e audiodescrição e biblioteca.

“Com certeza muitos Centros TEA passarão a surgir em outros municípios e estados e ouso dizer que passarão a surgir em outros países”, disse Ricardo Nunes.

Longe de ter o aspecto hospitalar ou de uma clínica de terapia comum aos locais de atendimento a esse público, o Centro TEA é uma revolução para pessoas com autismo e suas famílias porque alia a busca pela autonomia a uma série de atividades que envolvem esportes, cultura e educação.

Para isso, o Centro TEA tem uma estrutura moderna e acessível, que privilegia o bem-estar, lazer, prática de esportes e a autonomia. Entre suas instalações, distribuídas entre o térreo e o pavimento superior.

A idade inicial para receber assistência no Centro TEA é de 6 anos.

Os atendimentos serão realizados por uma Equipe Multidisciplinar (EM) composta por profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Educação Física, Psicopedagogia, Neurologia, Psiquiatria e Administração.

Primeira-dama, secretária e prefeito

No mês de fevereiro o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, ao lado da primeira-dama Kelly Abonízio, visitou as obras em fase de finalização deste Centro TEA. A visita foi acompanhada pela secretária municipal da pasta de Pessoa com Deficiência do município de São Paulo, Silvia Grecco.

Na ocasião Dr. Cassiano disse “Há muito tempo busco entender as necessidades de Três Lagoas no atendimento às pessoas com TEA, sempre pensei em propiciar cada vez mais avanços, seja na educação, na saúde, no lazer ou em qualquer outra área essencial para garantir o acolhimento e maior qualidade de vida. Esta visita me proporcionou a oportunidade de conhecer melhor todos os detalhes e pensar em algo para nosso município”

Receba Informações na Palma da Sua Mão