Divulgação/FAB
Antes de retornar ao Brasil, a aeronave KC-30 faz parada em Lisboa, Portugal. Previsão de chegada ao Brasil é na manhã de domingo (6/10)
Mariana Andrade-Metrópoles
Divulgação/FAB
A aeronave ficou cerca de duas horas em solo libanês, que sofre com bombardeios das forças armadas israelenses. Estão a bordo da aeronave 229 cidadãos brasileiros e familiares, sendo 10 crianças de colo e três animais de estimação.
Antes de retornar ao Brasil, o avião faz escala em Lisboa, capital de Portugal, para reabastecimento. A previsão de chegada do voo ao Brasil é na manhã de domingo (6/10), na Base Aérea de Guarulhos (SP).
No domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve receber os cidadãos resgatados após votar nas eleições municipais na cidade de São Bernardo do Campo.
Como adiantado pelo Metrópoles, mais de três mil brasileiros informaram que desejam deixar o Líbano.
Segundo o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da FAB, o Brasil tem capacidade de repatriar 500 pessoas por semana.
A operação Raízes do Cedro
Batizada de “Raízes do Cedro”, a operação de repatriação dos brasileiros presos em Beirute começou nesta semana.
O avião KC-30 deixou a Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, e chegou em Lisboa, capital portuguesa, nessa quarta-feira (2/10). Devido aos bombardeios próximos ao aeroporto da capital libanesa, o resgate dos cidadãos foi adiado em três dias.
Na manhã deste sábado, a aeronave saiu de Lisboa, em Portugal, e chegou às 11h22 no Líbano.
A tripulação do KC-30 é composta por: tripulantes operacionais da aeronave, militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo).
Receba