Daniel Teixeira, bombeiro que atuou heróicamente no salvamento do bebê de 2 meses, em Bataguassu, nesta quarta-feira (11) – Foto: Elenize Oliveira/Cenário MS
A vida de um bebê, de 1 ano, foi salva pela família após um bombeiro ensinar a manobra de Heimlich por telefone, na tarde desta quarta-feira (11), em Bataguassu, cidade distante 134 km de Três Lagoas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o soldado Daniel Teixeira Alexandre, ensinou passo a passo do procedimento.
A manobra de primeiros socorros consiste em desobstruir as vias respiratórias durante um engasgo com um alimento ou objeto.
Conforme o Corpo de Bombeiros, um dos familiares do bebê ligou para socorrer a vítima, que engasgava e, não conseguia respirar. Uma viatura foi enviada para o local e Teixeira iniciou o procedimento por telefone.
“Iniciei o procedimento mesmo por telefone, para mostrar para eles como devia ser feito para desengasgar o bebê. Ensinei uma vez e eu ouvi um familiar afirmando que não estava dando certo, ensinei pela segunda vez e repeti pela terceira vez, para que eles continuassem fazendo o passo a passo, até que ouvi no fundo o bebê chorando”, relata o soldado do Corpo de Bombeiros.
Em seguida, o bebê voltou a respirar e foi levado para o pronto-socorro através da viatura dos bombeiros.
“Essa ação mostra que é muito importante que as pessoas saibam como executar as manobras de desengasgo, seja para criança, seja para bebê, seja para adulto. Porque isso pode e realmente salva uma vida.”, finaliza o soldado Teixeira.
Com informações: G1