O senador Marcos do Val, do Podemos do Espírito Santo, disse na terça-feira (3/9) que está “dormindo no Senado por falta de dinheiro” mas usa um imóvel funcional da Casa há cinco anos e meio, desde o início de seu mandato.
Com o discurso, Do Val ataca decisões do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, que bloqueou seu salário por descumprimento de ordens judiciais.
Segundo registros do Senado, Marcos do Val usa o imóvel funcional ininterruptamente desde fevereiro de 2019, quando tomou posse como senador. Além de apartamento, Do Val tem direito a motorista e a reembolsos para viagens e alimentação.
Disse Do Val em discurso no plenário do Senado, na noite da terça-feira (3/9):
“Estou vindo aqui com minhas roupas e vou ter que morar no Senado. Não no meu gabinete, porque lá é um local de trabalho. Eu vou achar algum corredor e vou morar aqui, vou deitar e vou dormir até quando perceber que isso foi um pesadelo, que isso não era real”. O senador também posou para fotos deitado no plenário.
Nos últimos dias, Moraes autorizou Do Val a acessar 30% de seu salário. Em agosto, o ministro do STF havia ordenado o bloqueio de até R$ 50 milhões de contas bancárias do senador por descumprimento de decisões judiciais.