Jovem com dreno para retirar o líquido do pulmão (Foto: Arquivo Pessoal)
Paulo Henrique Sampaio, 22 anos, teve parte do pulmão removido após sofrer danos devido ao uso de cigarro eletrônico e narguilé.
Internado no Hospital Regional em Campo Grande há dois meses, o jovem aguarda resultados de exames que determinarão se ele precisará de outra cirurgia ou se poderá ter alta médica.
Inicialmente, Paulo deu entrada no Hospital de Miranda com suspeita de pneumonia após notar tosses com sangue e em seguida foi transferido para Campo Grande.
Na Capital, ele foi diagnosticado com Pneumonia e Derrame Pleural, e passou por um procedimento cirúrgico para retirar uma parte do pulmão que estava necrosado e agora conviva com um dreno para retirar o líquido que acumula no órgão.
O jovem relata que sempre foi fumante de cigarros de tabaco convencionais, mas o problema nos pulmões foi diagnosticado após começar a fazer o uso de narguilé e vapes, mesmo que de forma esporádica.
O consumo desses produtos, que são mais potentes e prejudiciais do que um cigarro comum, levou à necrose de seu pulmão.
“Cigarro comum eu sempre fumei, mas narguile e vape eu usava bem pouco, sempre em rodinhas de amigos. O cheiro me agradava, mas a fumaça nem tanto, por isso não usava com frequência”, comenta.
Em busca de conscientização, Paulo Henrique espera que sua experiência dolorosa sirva de alerta sobre os riscos associados ao uso de cigarro eletrônico e narguilé.
“Quando somos novos, não pensamos nas consequências. É preocupante porque os jovens usam como rotina, todos os dias. Isso foi um aprendizado para mim e também para os meus colegas”, destacou.
Além dos desafios de saúde, a família do jovem enfrenta dificuldades financeiras, já que sua mãe precisou pedir demissão do emprego para cuidar dele.
Para ajudar com as despesas médicas e da casa, Paulo Henrique iniciou uma vaquinha online, disponível no link https://www.vakinha.com.br/4993068.
Com informações: Campograndenews