Imagem: UOL
Você sabia que a Pira dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 não tem fogo? Sim. ela não usa combustão tradicional (fogo), mas sim uma combinação de água e eletricidade para criar o efeito de chamas.
A Pira está instalada em um balão de 30 metros que flutua acima do Jardim das Tulherias.
Servindo de modelo que une inovação e sustentabilidade, a Pira Olímpica está sendo um dos pontos altos dos jogos, com milhares de visitantes durante o dia e, principalmente no período noturno, quando o balão sobe.
Imagem: Enfoco.com
A pira olímpica foi construída pensando em tecnologia e sustentabilidade, tema dos Jogos de 2024. (Imagem: EDF)
A Pira é alimentada por 40 lâmpadas de LED e 200 vaporizadores de água. Essa tecnologia cria o efeito de fogo utilizando eletricidade como única fonte de energia, evitando o uso de combustíveis fósseis.
O anel de chama é composto por 40 holofotes que geram uma luminosidade equivalente a 4 milhões de lúmens e 200 bicos de nebulização de alta pressão. A água utilizada é cuidadosamente controlada, com consumo reduzido a 2 metros cúbicos por hora quando o balão está no solo e 3 metros cúbicos durante o voo.
Além disso, a estrutura do anel de chama é inspirada na engenharia aeronáutica para garantir leveza e robustez, com um sistema de cabos que segue os movimentos do balão e permite o fluxo contínuo de eletricidade e água.
Imagem: Agoram.com.br
Com informações: Olhar Digital