Cigarros matam 443 pessoas por dia no Brasil. Você vai ser mais uma vítima?

Imagem: Saudeouriques

Hoje (31), o mundo dedica para a conscientização sobre os riscos que o hábito de fumar traz para a saúde. Sim, nesta sexta-feira é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, seja em cigarros convencionais, tabaco puro ou, os malditos dispositivos eletrônicos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de tabaco no Brasil e no mundo tem diminuído nas últimas décadas.

Estudos do INCA ( Instituto Nacional do Câncer), apontam que, por dia, o tabagismo causa a morte de aproximadamente  443 pessoas no Brasil, além de ser responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão.

O simples gesto de fumar causa a dependência da nicotina, que é justamente a substância responsável por deixar os fumantes expostos a mais de 4.700 substâncias tóxicas.

Quando a pessoa tem contato com a nicotina, em menos de 20 segundos, ela chega ao cérebro e libera substâncias químicas que provocam relaxamento e bem-estar. Por outro lado, apenas 20 minutos depois, a sua ausência já pode ser sentida: a pessoa se sente irritada, dispersa, ansiosa e com vontade de acender outro cigarro.

A dependência se estabelece e fica muito difícil parar o consumo do cigarro, então, a dica sempre foi… Nunca coloque cigarro na boca.

 

Receba Informações na Palma da Sua Mão