Em cerimônia no fim desta sexta-feira (26), a tenente-coronel, Marlise Helena Ribeiro Bernardes de Barros, foi oficializada como a primeira mulher a comandar o quartel do 1º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado, o quartel de bombeiros mais antigo de Mato Grosso do Sul.
Ela assume o posto no local do então tenente-coronel Fernando de Almeida Carminati, antigo comandante do grupamento, inaugurado em 25 de setembro de 1970 e que atualmente conta com 134 bombeiros.
Carminati foi promovido a coronel em novembro do ano passado. A cerimônia contou com oficiais da ativa e os comandantes já aposentados do 1º grupamento.
O rito de transição contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis Pouso Salas, que acompanhou junto das demais autoridades a mudança de comando, articulada pelo comandante metropolitano, coronel Huesley Paulo da Silva.
“Momento muito emocionante porque é um desafio muito grande. Saber que existem várias pessoas esperando um bom comando, para a tropa, para a população. Tenho a convicção de que é uma responsabilidade muito grande e me sinto muito honrada em ser a primeira mulher a se tornar comandante desse grupamento. Convicção de que terei grandes homens e mulheres para me acompanharem nesse desafio.”, falou a tenente-coronel ao Campo Grande News, na presença de familiares e amigos.
Mestranda em administração pública, a tenente-coronel é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi Chefe da Divisão de Ensino do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) entre 2006 e 2011 e foi chefe da terceira seção do Estado Maior do primeiro Grupamento de Bombeiros.