Aos 20 anos, recém-festejados em 16 de novembro, a cantora, compositora e instrumentista sul mato-grossense de Amambai, teve ano glorioso. Tanto que a música mais ouvida no Brasil em 2023, Nosso quadro (Marco Carvalho e Rodolfo Alessi), foi lançada por Castela em 2 fevereiro como faixa do EP AgroPlay verão 1.
Já vem chegando outro verão e, com apenas quatro anos de carreira – iniciada em 2019 em coral católico de Londrina (PR), cidade onde a artista reside – e dois anos de projeção nacional, Ana Castela continua firme no pódio, liderando a lista nacional e ocupando uma respeitável 93ª posição no ranking global de artistas mais ouvidos em todo o mundo.
Ao longo do ano, Ana Castela apresentou feat. com Pedro Sampaio em Carinha de bebê, gravou em maio o primeiro álbum audiovisual, Boiadeira internacional, e partiu em turnê que extrapolou as fronteiras do Brasil em sintonia com o título do disco ao vivo.
Ana Castela segue estilo rotulado como agronejo, nome dado a uma música miscigenada que evoca o universo sertanejo, sobretudo na imagem da cantora, mas que abarca gêneros como funk e reggaeton em fusão pop.
De todo modo, a soberania de Ana Castela no ranking da plataforma reitera a supremacia da música sertaneja no mercado brasileiro.
Com informações: G1