Movimento dos Trabalhadores Sem Terra faz doação de alimentos a brasileiros presos na Faixa de Gaza

Por conta de bombardeios constantes de Israel, itens como comida, água e medicamento faltam aos brasileiros que estão “ilhados” na Faixa de Gaza. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) doou duas toneladas de alimentos ao grupo.

A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty, que acompanha a situação de perto. Tanto o governo federal quanto a sociedade civil têm se organizado para auxiliar essas pessoas.

O carregamento do MST contém arroz, derivados de milho e leite em pó, e é levado à região por meio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Doação do MST chegará por meio do Egito

A saída dos brasileiros da região, que deve ocorrer pela passagem de Rafah, depende de uma autorização tanto de Israel como do Egito. Um avião aguarda no Cairo (Egito) desde a quarta-feira (18/10) para buscá-los. É pelo mesmo local que chegará a doação do MST.

O voo parte nesta segunda-feira (30/10) do Brasil para o Egito. São, ao todo, 34 pessoas sob cuidados do Brasil na região da Faixa de Gaza. Desses, 24 são brasileiros, e 3 são palestinos e parentes próximos dos brasileiros. O grupo é composto por 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens.

No meio desses grupos de repatriados, está o menino Bader Monir, de 11 anos, que afirmou ter medo de morrer no conflito e que queria vir logo para o Brasil. Os futuros repatriados aguardam nas cidades de Rafah e de Khan Yunis, seja em abrigos temporários ou nas próprias residências, a autorização para cruzar a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, por meio da passagem de Rafah.

Já morreram mais de 9,1 mil pessoas no conflito que ocorre no Oriente Médio desde o dia 7 de outubro. Desse número, mais de 7,6 mil são palestinos, de acordo com informações do Ministério da Saúde de Gaza (MOH).

Com informações: Metrópoles

Receba Informações na Palma da Sua Mão